sábado, 6 de dezembro de 2014

Maceió paraíso das águas


São poucos os que conhecem alagoas como ela merece, diferente dos outros estados do Brasil alagoas tem um potencial turismo muito grande, você tanto pode explora o litoral sul incluído a capital, como também pode explorar o litoral norte, belezas distintas mesmo se tratando de praias.


























                 Vamos começar por Maceió, a cidade é linda, a orla de ponta verde, jatiuca e pajuçara surpreende pela quantidade de bares e restaurantes, na pajuçara você pode encontra a famosa feirinha de artesanato, ótima, um belo local pra compra lembrancinhas e apreciar um água de coco geladinha nos quiosques espalhando ao longo da orla, se tiver com tempo espere pelo pôr do sol é lindo, aos domingo a prefeitura interdita parte do trecho da orla de ponta verde, sete coqueiros e pajuçara, esse dia é dedicado ao esporte, é comum ver crianças e adultos andando de patins e bicicleta, enquanto seus pais almoçam em alguns dos sofisticados bares localizado na região, se você for adepto de praia e boa comida, não vão falta opções, dica: as praias da capital são lindas, não necessariamente precisar compra passeios se a viagem for curta e o orçamento estiver apertado, além de poder comer em uma das mais belas orlas do Brasil as praias não deixam a desejar, você também tem a opção do bairro turístico pontal da barra, lá é uma espécie de colônia de pescadores, com uma avenida de mais ou mesmos 3 km de extensão o bairro oferece boas opções de passeios na lagoa mundaú e restaurantes de frutos do mar, em toda parte é possível comer bem e fazer o passeio na linda lagoa mundaú( passeio das sete ilhas, recomendo, média de 35 reais por pessoa) esse bairro fica a 15 minutos da orla de pajuçara, vale apena dá um pulinho por lá.

                                                                            
               De noite não vai falta badalação, reserve um tempo para ir até a famosa Amélia rosa, lugar pra comer, beber e jogar conversa fora, as opções se estende por 2 km de avenida e fica localizada na praia de Jatiúca, a maioria dos bares oferecem música ao vivo (show bar), a noite de Maceió é bem agradável, muitos bares, restaurantes, boates e casas de show, na verdade exite uma grande contradição em maceió, ao mesmo tempo que existe varias opções de lazer e hospedagem existe uma cidade tranquila e agradável pra quem busca sossego.





















 
Pontos Turísticos
Os principais pontos turísticos de Maceió são, sem sombra de dúvidas, as praias. É lá onde a cidade encanta os viajantes com suas belezas naturais e onde se concentram as principais atrações.
Mesmo assim, também é possível visitar alguns pontos turísticos culturais durante o tour pelo Centro da cidade ou planejar visitas para a Catedral Metropolitana de Maceió, Mirante São Gonçalo ou Palácio do Governo, por exemplo.
As feiras de artesanatos também são considerados patrimônios da cidade e são ótimas formas de conhecer mais a fundo a cultura dos alagoanos.

Onde ficar


A cidade de possui diversas opções de estadia a um preço razoável. Os bairros Ponta Verde, Pajuçara e Jatiúca são os locais onde os hotéis estão concentrados e estão pertinho um dos outros.
Pajuçara é um bairro muito procurado em função da feira de artesanato e passeios de jangada. Já Ponta Verde é conhecida pelos lindos coqueiros e por quiosques animados. Quem quiser ondas mais fortes, pode procurar o  bairro de Jatiúca.

O que fazer


Maceió é repleta de programas para fazer e passeios a serem descobertos. Pode ter certeza que você não ficará entediado!
A cidade é conhecida por seu litoral exuberante, de águas azuis e cristalinas. Separe pelo menos uma manhã para conhecer a orla da cidade e relaxar nas praias. Em Pajuçara, é indispensável fazer um passeio de jangada para visitar as piscinas naturais.
Também não deixe de fazer os passeios para as mais belas praias que se situam próximas a capital. Busque uma agência de viagens para agendar os passeios assim que chegar a Maceió.
Quem quiser conhecer a cultura da cidade pode agendar um tour histórico pelo Centro e aproveitar para visitar o Mercado do Artesanato. Outra opção para quem quer levar uma lembrancinha para os familiares é conferir a Feira de Artesanato da Pajuçara, que fica na própria orla da praia.

Passeios


Existem tantos passeios para fazer no litoral alagoano que provavelmente será necessário escolher apenas alguns durante a sua estadia na cidade.
Visitas as Dunas de Marapé é um passeio onde você terá a oportunidade de ver o encontro do rio com o mar e visitar belas falésias. Na Praia do Gunga, uma das mais bonitas da região, é possível relaxar na sombra de coqueiros e fazer um passeio de buggy.
Já Maragogi é um passeio mais distante, onde os turistas pegam um barco para chegar até piscinas naturais de arrecifes e admirar a vida marinha. Se você quer uma praia mais badalada e com ondas para surfistas, visite a Praia do Francês. Visitantes que buscam silêncio e tranquilidade devem ficar longe dessa praia.

Onde Comer


Ao visitar Maceió, pode ter certeza que você não vai ficar de fora da cena gastronômica que a cidade oferece. Existem restaurantes com todos os tipos de comida possíveis, mas a dica é se deliciar com os pratos regionais como carne de sol, queijo coalho, galinha a cabidela, baião de dois, entre outros!
Para experimentar esses pratos, vá aos tradicionais Bodega do Sertão ou Picuí. Se quiser comer uma boa tapioca, prove os sabores das barracas na orla da praia.
A cidade também oferece peixes frescos e frutos do mar. Se o objetivo é comer camarão, não deixe de visitar o Imperador dos Camarões e provar o famoso “Chiclete de Camarão”, um prato feito a base de cinco queijos diferentes.

Como chegar


Os visitantes do Nordeste podem optar por viagens por terra pois é uma região de distâncias próximas e Alagoas é um estado pequeno. Já para os que vem de longe, a via aérea é a opção mais recomendada.
Avião: O aeroporto de Maceió se chama Zumbi dos Palmares e ele fica bem perto da orla da cidade, a cerca de 25km. Ele é novo e bem arrumado, porém muito pequeno e não comporta grande quantidade de voos diários.
Carro: Maceió fica a 250km de Recife e 270km de Aracaju. Caso não encontre voos na data escolhida, é possível ir de avião até essas capitais e depois pegar um carro até Maceió. Use a BR-101 ou AL-101 para chegar à cidade.
Ônibus: Assim como carro, ônibus são boas opções de transporte. As empresas São Geraldo e Itapemirim são as principais que levam passageiros até a cidade.

Dicas

Caso decida viajar para Maceió durante o verão, faça sua reserva com antecedência pois esse é o período que a cidade recebe mais turistas;

Fique de olho na tábua das Marés, principalmente se for fazer o passeio de jangada em Pajuçara. O melhor momento do dia para ir é quando a maré está baixa e as piscinas naturais se formam no meio do mar;

Como venta muito na região de Maceió, você poderá ficar com a falsa impressão de que o sol não está queimando. Leve protetor solar para todos os passeios e não esqueça de passar.

Dica no litoral sul: tente visitar Marechal Deodoro, Praia francês, Praia do Gunga e Barra de são miguelPenedo.

Dicas no litoral norte: Guaxuma, Paripueira, Tabuba, Ilha da croa. São José dos milagres, Japaratinga, Maragogi.




Nenhum comentário:

Postar um comentário