FUGINDO DAS ARMADILHAS




Sabemos que viajar é bom demais, tanto para corpo como para a mente. Uma boa viagem revigora nossas energias e nos deixa à espera de novas aventuras, mas nada é tão ruim quando você cai em certas armadilhas que podem te trazer muitas dores de cabeça e transformar sua sonhada viagem num pesadelo. No texto abaixo iremos descrever algumas experiências que passamos, assim como, os conhecimentos de outros viajantes para te livrar destas enrascadas.



Pacotes de viagem

Se você não gostaria que sua viagem terminasse antes do previsto por algum inconveniente, imagina se ela nem começar! Isso mesmo, deve-se ficar de olho aberto em sites desconhecidos que ofertam pacotes incluindo passagens e hospedagem a um preço muito abaixo do real. Vale uma pesquisa e aconselho em sites de reclamações como o Reclame Aqui, mas caso ainda não se sinta seguro, melhor fugir.

Importante também verificar nestas promoções as condições de viagem. Já me empolguei durante uma promoção assim e comprei um pacote que incluía aéreo + hospedagem , só depois me dei conta que o voo sairia de São Paulo, detalhe, moro em Maceió –AL.



Dinheiro Falso

Li muitos posts sobre dinheiro falso quando fui pela primeira vez a Buenos Aires, no começo confesso que fiquei apreensivo com isso, principalmente porque os casos de dinheiro falso eram muitos e não queria ser passado para trás, né.




Dicas importantes
 
1 - Fique sempre de olho no dinheiro que você passa, muitos comerciantes e taxistas tem um verdadeiro dom do ilusionismo, transformando sua nota verdadeira em falsa em segundos. Nosso companheiro de viagem entregou uma nota de 100 pesos ao taxista, quando voltávamos ao hotel, quando desceu do táxi para pegar o troco, o taxista informou que a nota era falsa e não aceitaria. Resultado: tivemos que pagar muito mais pela corrida. Sei que parece injusto, mas o que deveríamos fazer? Chamar a polícia? Pois é, chamamos, mas de nada adiantou, negaram-se a ir atrás do taxista, mesmo tendo os dados da placa do carro e disseram que na próxima vez a gente fizesse uma marcação na nota, para garantir que se fosse trocada pudéssemos comprovar.

2 – Conheça bem as notas
Sabemos que viajar é bom demais, tanto para corpo como para a mente. Uma boa viagem revigora nossas energias e nos deixa à espera de novas aventuras, mas nada é tão ruim quando você cai em certas armadilhas que podem te trazer muitas dores de cabeça e transformar sua sonhada viagem num pesadelo. No texto abaixo iremos descrever algumas experiências que passamos, assim como, os conhecimentos de outros viajantes para te livrar destas enrascadas.

3 – Muita gente recomenda o câmbio paralelo, por ser mais vantajoso, mas deve ter muita cautela ao fazer esse procedimento, para não sair no prejuízo. Se você realmente quer tentar a sorte nesses câmbios, tudo bem, mas não seja ganancioso. Troque seu dinheiro aos poucos, digo, quando você precisar dele, assim seu risco reduz consideravelmente.

4 – Taxistas! Apesar de muitos serem gente boa, alguns também estão ali para acabar com sua viagem. Li muitos relatos de pessoas que saem do aeroporto para o hotel/hostel levando as malas no porta-malas e quando desce do taxi o motorista simplesmente arranca e adeus bagagem. Para evitar isso, se você estiver sozinho (a), leve as malas contigo no banco de trás, a não ser que você esteja de mudança, elas caberão perfeitamente lá. Caso esteja acompanhado você ou seu companheiro pode ficar no taxi enquanto o outro retira as malas. Simples!

5 – Continuando no taxi, muita gente em todo lugar que conheço diz ser literalmente enrolado pelos taxistas, fazendo a corrida muitas vezes triplicar de valor. É importante que você estude para onde vai, utilize o Google Maps ou o GPS do seu celular para saber o caminho mais curto até o seu destino. Alguns sites oferecem um serviço que você pode calcular o valor médio de uma corrida, por exemplo, no Rio de Janeiro, tem o http://www.tarifadetaxi.com/rio-de-janeiro que usei quando fui.

Gentileza Desnecessária
 
É muito comum você estar andando deslumbrado em um novo lugar e de repente chega uma gentil pessoa perguntando se pode tirar uma foto sua, sem custo, mas depois tentam te coagir para que você pague pela foto, ficando um clima muito chato. Uma dica é não aceitar este tipo de “gentileza” e  muito menos aceitar que tirem fotos com sua câmera, só aceite se você sentir confiança mesmo e ainda fique com um pé atrás (para correr atrás do larápio)


Outra gentileza que pode te colocar numa fria é ajudar pessoas a carregar volumes desconhecidos, nunca me passou, mas já li relatos de pessoas que aceitaram carregar de uma caixa a uma simples garrafa e nela conter ao ilícito, daí se te pegam quero ver como você vai dizer que não te pertence; pois é o que qualquer um faria.  Pode ser jovem, velho, quem for, muitos querem te fazer de “mula” ao ajuda-los. Uma dica simples: diga que não pode ajuda-lo (infelizmente ou felizmente), geralmente nestes lugares tem quem faça isso, então porque você passaria no aeroporto ou carregaria no ônibus algo que não te pertence? Caia fora!

 
Outras dicas:


Nenhum comentário:

Postar um comentário