EQUIPAMENTOS

Antes de planejar qualquer viagem não esqueça de pesquisar sobre o local e suas peculiaridades, dependendo do local escolhido para realizar seu passeio, equipamentos e roupas que te ajudem nessa jornada são indispensáveis e aqui eu separei um pequeno guia com o que não pode faltar nessa aventura, são itens básicos é claro! mas tenho certeza que você vai precisa muito dessas dicas


MOCHILAS QUECHUA FORCLAZ 60 E 70 LITROS


Nessa busca e pesquisa incessante de bons equipamentos para uma expedição tranquila e confortável, me deparei com a escolha das mochilas, e sem dúvida não me arrependo de ter adquirido uma Quechua Forclaz, essa mochila além de me oferecer proteção UV e 10 anos de garantia, ela me oferece um bom espaço interno e externo para divisão completa de meus equipamentos, abaixo vocês vão por conferir algumas das condições e macetes para o perfeito uso desse equipamento.

Como ajustar a mochila?

Em primeiro lugar, desaperte todas as correias, alças, cintos, indicadores de carga etc.. coloque a mochila aos ombros e alinhas todos os cintos de acordo com a posição do corpo ou seja, alinhe as ancas com a cintura , ele deve fica bem encima do osso da bacia, pronto ajuste as alças, aperte os cintos e boa viagem.

Como encher sua mochila?



Coloque o material de dormi no fundo do compartimento principal, os material mais pesados (tenda, fogareiro, alimentação e combustível) deve fica junto ou próximo das costas, o vestuário é arruando em volta desse material isso ajudara a protege a mochila de pontos afiados , por fim mantem em local de fácil acesso  os seguintes e últimos apetrechos a serem quartados, óculos, documentos, dinheiro, mapa, protetor solar e boa viagem! a seguir foi vai ter uma deia de quanto essa mochila pode carregar e dicas de principais recursos.

Mochila 60 litros:

Mochila 70 litros:

       Lembre-se que o item mochila também esta relacionado com a mochila de hidratação ou camobac, são aquelas mochilas pequenas que colocamos nas costas com água , a minha cade ate 1,5 litro e meio, mas se por algum motivo você não conseguir compra uma, não deixe de pensar na hidratação, que por sinal é algo de suma importância e não pode ser deixando para traz, a ideia é transporta água, então fica a dica; camobac, garrafa ou cantil o importante é a hidratação.
         A dica final é aliar uma capa de chuva a sua mochila, dessa forma estará garantindo a integridade natural de seus equipamentos em dias de chuva.





ALIMENTAÇÃO

Depois de ter organizado e planejado quase tudo, ainda resta pensar no que vai comer, ou seja , o que comer, como levar e como preparar? essa  são perguntas difíceis de responder quando não temos ideia do que vamos encontrar pela frente, eu já acampei em diversos tipos de campings e cada um com sua particularidade, uns oferecem cozinha equipada com geladeira fogão, panelas e tudo mais, outros, mal oferecem uma churrasqueira e uma pia pra você tratar algum tipo de alimento, claro que isso varia também do ambiente onde este camping foi instalado, eles podem ser campings de praia, esses geralmente costumam ser equipados com tudo, campings de parques ou reservas florestais, esses geralmente oferecem serviços como: restaurante, banheiros com água quente ,passeios e até tomadas para carregamento de celular, mais também não podemos esquecer dos campings aventura ou acampamentos do tipo refúgio, esses não oferecem quase nada, pois até fogo é proibido fazer e geralmente ficam instalados em locais de difícil acesso então nada de levar carne, isopor ou objetos e apetrechos que vão atrapalhar sua viagem, então o que fazer? Olha eu já acampei na maioria desses campings citados acima e te confesso, é bom estar preparado para tudo, e sempre lembrar que acampamento é coisa séria.

Um dos mais legais e divertidos são os do tipo praia, férias, verão etc... esses a galerinha leva quase tudo, isopor, carne pra churrasco, churrasqueira , instrumentos musicais e tudo mais, bom! esses são legais! Mais vamos falar de coisa séria, nos últimos anos me interessei por acampamentos do tipo aventura, aqueles que você anda um monte até encontra o local ideal pra monta sua barra, o problema é que quando chegar você vai descobrir que não vai poder fazer sua fogueirinha pra fazer o tão desejado rango pra saciar a fome que nessa altura já está de matando, ai vem as dicas, procure comprar equipamentos que te ajudem nessa hora, eu por exemplo procurei comprar equipamentos em loja específica para essa modalidade de camping e comprei desde mochila cargueira e fogareiro, até talheres e panelas apropriadas para não ter dor de cabeça na minha viagem, você logo vai ver que o custo-benefício é fantástico e a satisfação com o material vem logo de imediato, após escolher um bom kit de panelas e talheres para camping é indispensável saber exatamente o que comer. No mercado existem vários tipos de comida para campings que vão desde das adaptáveis que são aquelas que a gente prepara ou compra em pequenos potes ou comida desidratado e do tipo liofilizada, que são comidas ideias para essa modalidade de aventura, lembre-se de fazer uma boa pesquisa sobre o preparo desses alimentos e qual a melhor forma de preparo, todos esses cuidados devem ser tomados com o objetivo de não trazer problemas para sua aventura, e depois de tudo pronto só me resta te desejar uma boa viagem, vamos viajar?



FOGAREIRO E COMBUSTÍVEL

                 Confesso que não foi fácil escolher um fogareiro para minhas aventuras, acostumado com campings onde as pessoas faziam fogueiras e não usavam gás sobre pressão para cozinhar, tive que me adaptar  não apenas pelo conforto e praticidade que um fogareiro desse nos tras, mas também pela responsabilidade e cuidados com o meio ambiente, já que na maioria dos parque é proibido utilizar fogueira no camping ,então não tem jeito, tive que comprar e na busca por um equipamento de baixo custo e boa qualidade vai ai algumas dicas.
Quando comecei a pesquisar sobre fogareiros e cartuchos para camping eu me deparei com muitas duvidas desde o manuseio, peso, transporte e ate quanto tempo de duração tem o tal combustível, e nessa busca eu acabei optando por um modelo da empresa Netuno. Esse tipo de fogareiro é simples, leve, prático de carregar e  de usar, extremamente compacto eles pesam menos de 200gr e são alimentados por cartuchos de combustível da Nautika, conhecidos como TekGás 230gr. Eles são um pouco mais caros que os outros modelos, mas possuem algumas vantagens, são mais leves e cabem na palma da mão, são práticos pois tem botão para acendimento automático, permitem que o cartucho seja removido após o uso e não oferecem risco de vazamento (salvo em casos de defeito no equipamento).
Após muitas pesquisas descobri que o consumo dele é de 216gr de gás por hora e cada cartucho tem 230gr, ou seja, cada cartucho dura mais ou menos 1 hora. Pesa apenas 168 gramas e é feito em aço inoxidável. O acendedor automático é outra grande vantagem, basta rosquear o cartucho no fogareiro, abrir a válvula que controla o gás e apertar o botão. Pronto, fogareiro aceso. O manuseio dele é muito simples.
Outras dicas com relação a fogareiros em geral:
Cuidado ao manuseá-los quando estiver de luvas. Sugiro que retire a luva para evitar acidentes. controle a intensidade da chama para não queimar o cabo da sua panela ou mesmo as mãos. Não use fogareiros dentro de barracas, se for inevitável tente deixar a área ao redor do fogareiro o mais vazia possível e mantenha a porta da barraca aberta para evitar acúmulo de gases, nesta situação evite ter pessoas entrando e saindo da barraca, outra dica importante é se você realmente esta comprando um fogareiro certo, pois observei que existem modelos que o cartucho não pode ser removido após a conexão e isso pode atrapalhar no transporte.




BARRACA E SACO DE DORMI


          Em minhas expedições sempre contei com minha barraca mor, ela é perfeita proporcionar um espaço reservado para até três pessoas e é ideal para quem deseja aproveitar e interagir com a natureza, ela é equipada um guarda volumes interno para pequenos acessórios e tem entrada para ventilação no teto e mosquiteiro na parte da frente, acrescentando conforto e segurança a seu passeio, a dica final é aliar um bom e confortável saco de dormi, o meu é ideal para temperaturas de ate 15 cº, isso quer disser que você pode encontra diversos tipo e modelos, eu recomendo um saco de dormi que seja pratico e fácil de carregar, no meu caso o meu é da Quechua e se transforma em travesseiro.
           



VESTUARIO


                Do mesmo jeito que nos preocupamos com comida, mochilas e qualquer outro tipo de equipamento, devemos nos preocupar também com o principal e indispensável, e claro que eu também me preparei, esse principal e indispensável vai fazer toda diferença quando você precisar fazer uma viagem que não dispense o uso corretos das roupas, e disso entendemos bem. No merca existe diversos itens com tecnologia admirável para proporcionar conforto e bem estar, claro! que aliado a leveza e custo beneficio, pense duas vezes antes de escolher suas roupas e te garanto que você vai agradecer essas dicas mais na frente. Nessa ilustração coloquei alguns itens que não podem faltar:
  • Segunda pele que é item essencial para quem deseja andar muito ao sol ou controlar a temperatura do corpo.
  •  Luvas que são indispensáveis para lugares frios, eu particularmente comprei luvas com sensibilidades nos dedos assim posso manipular equipamentos eletrônicos sem que precise retirá-las.
  •  Camiseta respirável, essa camisa não nos deixa suar, isso é inovador e muito útil para lugares quentes.
  •  Jaqueta impermeável que além de te esquentar e protege da chuva ela te protege das rajadas de vento.
  •  Botas, pensando que na maioria dos passeios é natural caminharmos longos trechos a pé, nada mais justo do que escolher um bom calçado para esse feito e tenha certeza que no final do dia seus pés agradecem, então é isso, curta essas dias e boa viagem!



             A dica aqui é alinhar a suas caminhas um bastão de apoio, eu comprei um da quéchua com três níveis de ajuste, para quem pensa que é um item dispensável vai agradecer na hora de grandes subidas e lugares com terreno com cascalho, neve, lama ou onde pode ter risco de deslizamento e grandes rajadas de vento, ou seja! um forte aliado em suas aventuras.



EQUIPAMENTOS DE USO OBRIGATÓRIOS




             Também  não esqueça as lanternas, que podem ser tanto de mão, como de cabeça, você vai precisar acredite! a dica é compra lanternas com lâmpadas de LED, são econômica, duradoras e leves. se você optar por uma lanterna tradicional não esqueça de calcular a quantidade ideal de baterias; outro equipamento importante e indispensável são os óculos escuros, o sol, a neve e o sal são  inimigos cruéis dos olhos, então óculos escuros são sempre bem vindos, na proteção da cabeça você pode escolher entre chapéu, gorro ou lenços, o importante é a proteção ser eficiente.
              Com a tecnologia cada vez mais perto que hoje podemos conta com o carregador de equipamentos eletrônicos portátil, ou seja, em lugares que não oferece  energia elétrica, pode-se usar esse tipo de carregador, dependendo da potencia do mesmo você pode fica ate 3 dias sem que precise estar conectado com a rede elétrica, esse tipo de esse tipo de equipamento carrega, celular, celular, câmera, mp3, etc.., eu já comprei o meu.
                     Por fim resolvi falar da doleira, que se não, poderia ser o item mais importante, já que ela é a responsável pelo transporte de todo dinheiro dos que preferem transporta dinheiro, esse item é de suma importância e não deixe de compra o seu.


KIT PRIMEIROS SOCORROS






            O objetivo de se levar um estojo de primeiros socorros para o camping ou viagem de aventura, é a prevenção de infecções em caso de cortes, dores em caso cansaço ou fadiga dos músculos e alergias proveniente de poeira, frio ou calor, fora isso aconselho procurar um medico que além de oferecer cuidado especifico é o profissional habilitado para este fim, a seguir coloquei um lista de itens que não podem falta no seu estojo.



Medicamentos:

• Analgésicos/ antipiréticos (dores / febre)
• Antidiarreicos (diarreia)
• Anti- alérgicos  (alergias)
• Sal de fruta (perturbações gástricas)
• Colírio ocular (para os olhos)
• Desinfectante tópico para tratamento de feridas 



Material de desinfecção e tratamento de feridas:

• Gazes/Algodão
• Creme para massagem com canfora
• Ligaduras
• Suturas adesivas/ Band-aid
• Lâmina de corte, tesoura, pinça, cortador de unha
• Termômetro

• No caso de medicamento controlado lembre das receitas, preserve a embalagem dos medicamentos e evite problemas.




               A dica final é o famoso clorin que também deve fazer farte desse estojo, o produto tem a função de purificar a água, hoje em dia é comum viajarmos para lugares de difícil acesso e de situação insalubre então fica a dica.
               E é claro que não poderíamos deixa de fora o protetor sola e os lenços umedecidos para higiene pessoal, se o local onde for acampar tiver lagos praias ou matas, não esqueça do repelente.


Feito isso só posso te desejar uma boa viagem!








Nenhum comentário:

Postar um comentário