sábado, 6 de dezembro de 2014

Parque Nacional da Serra do Catimbau

Uma experiência necessária, Saímos de Maceió-Al pela BR 104 no sentido Quipapa, Garanhuns e Arco verde, após 285 km fizemos nossa primeira parada, paramos para abastecer no posto de gasolina BR que fica à beira da estada da cidade de Arco Verde, posto excelente, equipado com padaria, restaurante, hotel e banheiros independes para viajantes de passagem pelo lugar, após 10 minutos que foram suficientes para abastecer as energias, fomos direto para Buíque, seria nossa próxima cidade antes do vale do catimbau ,entre Buíque e arco verde são mais 28 km, cerca de 20 minutos, não tem como se perde, a chegada no vale é um pouco ruim, pois depois de Buíque são mais 15 km em estrada de terra e bem acidentada, não recomendo ida no inverno, principalmente se o carro for de pequeno porte, outro detalhe é que em Buíque existe diversas opções de hospedagem, mas preferir e aconselho hospedagem no próprio vale do catimbau, lá você vai encontra uma pequena e discreta pousada nomeada com o nome do vale onde comida boa e bom atendimento é o diferencial cativante do local, também tem a opção do acampamento paraíso selvagem, que fica localizado no final da mesma rua onde fica a pousadinha vale do catimbau
Assim que chegamos fomos muito bem recepcionados e logo fomos conhecer nosso quarto, o quarto era simples mas atendia nossas necessidades, logo nos estalamos e partimos em busca do guia que iria nos acompanhar no passeio da primeira hora do dia, galera aconselho ir com tempo, pois em um dia dá pra fazer duas trilhas e o vale é muito intenso, com trilhas distantes no ponto inicial, por esse motivo que também fica mais barato ficar hospedado dentro no próprio vale.

Ao chegar na agencia de turismo local, fizemos as reservas e já partimos pra pegar nossas coisas na pousada, que por sinal fica na mesma rua, não espere um local sofistica e luxuoso, trata-se se uma casa que serve de apoio para os guias que trabalham na região, na sede onde fica os guias também tem alguns objetos que podem ser adquiridos como Lembrança, camisetas, chapéus, chaveiros e mel, tudo em preço popular, a pois acerta com o guia partimos para o primeiro passeio, esse feito todo a pé, cerca de 4 horas de caminhada ,conhecemos tipos de terreno a famosa pedra do cachorro e vários sítios de pinturas rupestres, a caminhada é boa e o visual é lindo essa primeira trilha nos leva até o paredão arenoso que por sinal uma pintura, imagens que fotos não podem retratar, terminamos o primeiro passeio por volta do meio dia e voltamos para a pousada para almoçar e descansar um pouco.
Partimos para o segundo passeio do dia por volta das 14:30 com retorno previsto ao anoitecer, pois nesse passeio incluir contemplar o pôr do sol. DICA: alguns passeios só serram realizados com veículo, pois o acesso é um pouco longe 20 minutos de carro e o veículo deve ser seu. Achei isso chato, pois não sabia que tinha que ir de carro, segundo informações do guia, lá no vale existe a possibilidade de alugar um veículo para a realização dos passeios, fica a critério do cliente, também observei que muitos esportistas fazem as trilhas de bicicleta, essa seria outra opção que uniria o útil ao agradável, o passeio é lindo uma boa caminhada na catinga que nos contempla com paisagens lindas, no caminho paramos em artesanato meio inusitado, o mesmo está localizado no meio do vale, um local quase inabitável, mas cheio de riqueza e simplicidade, achei fantástico, ficamos lá por 15 minutos fizemos umas fotos e seguimos nosso rumo até chegarmos na primeira atração da tarde, tratasse de um local onde existem várias rochas que se confundem com a real aparência da fauna brasileira, muito louco! tem de tudo, jacaré, tartaruga, cavalo marinho e até camelo! kkk achei massa!, depois seguimos para outro local conhecido como igrejinha , são torres de pedras unidas por uns pilares muito legal e lá também existe rochas com aparência de bicos, depois de algumas fotos subimos nas rochas e esperamos o presente divido que estava por vir, o pôr do sol, belíssimo , as 17:30 retornamos para pousada onde tomamos um belo banho e nos socializamos um pouco com os outros hospedes, nessa noite bebemos um pouco e até a dona da pousada cometeu um gravíssimo erro, nos deixando bem à vontade pra beber e só presta conta pela manhã, coitada, nem sabia do que seriamos capazes, enfim, adorei a confiança e no final da história nem bebemos tanto, seguiríamos viagem logo cedo para Bonito