terça-feira, 12 de maio de 2015

Santiago, Vinã del Mar e Valparaiso, Três em Um - Chile

Depois de um dia e uma noite inteira de viagem chegamos à capital chilena, essa era nossa segunda passagem por Santiago só que dessa vez vamos aproveitar, à cidade é linda e receptiva, o curioso é que nosso hostel estava localizado exatamente na Avenida Brasil, nessa avenida encontra-se de tudo, mercados, restaurantes, bares, lojas de departamento, lavanderia e o principal, as estações de metrô ficam bem do lado, ou seja, não precisaríamos de mais de nada, não é? Em Santiago é muito fácil de andar, fizemos uma boa parte dos passeios a pé e de transporte público, então não tem motivos para desespero, na recepção do hostel pegamos todo material informativo possível e desta forma ficou bem fácil programar os passeio inclusive o de ida e volta para Vinã Del Mar e Valparaiso, que por sinal são belíssimas vale apena conhecer, antes de começar gostaria de pontuar a viagens entre o deserto do Atacama e Santiago, já que tínhamos que pega esse ônibus tentei aproveitar da melhor forma possível e não desperdicei nenhum minuto dos filmes que passavam na cabine nem as paisagens que por sinal eram de tira o fôlego, como foi o caso do pôr do sol no em Antofogasta “belíssimo”.

Dia 1
O primeiro dia em Santiago já começou por volta das 13:00 horas, Chegamos ao hostel e partimos direto para o famoso Paseo Ahumada, la se pode fazer de tudo, cambiar dinheiro, almoçar, fazer compras etc., da avenida brasil onde ficava nosso hostel até o centro onde fica localizado o paseo Ahumada levamos em media uns 20 minutos de caminhada que pode ate parecer longe, mas eu particularmente não achei, as atrações no caminho são bem legais e rendem algumas fotos, o bom de se fazer alguns dos passeios caminhando é que além da oportunidade de conhecer melhor o local, você pode se perde e se encontra na mesma região e por inúmeras vezes, rsrs, assim podemos conhecer as ruas de um ponto de vista melhor e não apenas como um turista que está ali de passagem. Depois de trocar o dinheiro e passear um pouco partimos pra conhecer a bela praça das armas que fica logo ali, o lugar é cheio de historia e bem bonito, ficarmos ali por um tempo e decidimos volta para o hostel para procurar algum lugar ali por perto pra comer, já que as opções eram variadas e ao entardecer em Santiago começa após as 20 horas, e assim fizemos, nem lembro o nome do bar , mas foi lá que tivemos o prazer de apreciar mais um marca de cerveja chilena e a deliciosa chorrillana. Nesse bar tomamos uma, duas, três, quatro, é melhor eu parar de contar se não vou me confundir, rsrs, mas foi nesse bar que conhecemos um casal hilário e que mais uma vez tivemos a sorte de testa o idioma e conhecer um pouco mais da cultura local com quem realmente entende do assunto, os chilenos, e foi bom demais pessoal bem acolhedor, de cara já foi logo juntando as mesas e passando toda informação necessária sobre os passeios em Santiago, conversa vai , conversa vem, foi terminando a primeira noite em Santiago do chile.
Dia 2
Acordamos lá pelas 8 da manha e já partimos para conhecer Vinã del Mar e Valparaiso, se você não quiser se ariscar em ir por conta própria existem varias agências que fazem esse passeio, no meu caso e como já é de costume economizei uma boa grana indo por conta própria, peguei um metrô que nos deixou na estação rodoviária em menos de 15 minutos e em seguida tomei um ônibus, muito confortável por sinal, e em menos 10 minutos já estamos a caminho de Vinã del Mar e Valparaíso, são exatamente três horas de Santiago ate o terminal rodoviário de vinã, e assim que colocamos os pés na rodoviária fomos abordados por uns guias que oferecem o passeio nas duas cidades de um só vez, sobre contratar ou não esse passeio, eu aconselho contratar, pois é muito pouco tempo pra conhecer duas cidades e pontos turísticos com distâncias relevantes um do outro, ainda bem que contratamos, o passeio por vinã del mar e Valparaiso é fantástico e perfeito, mas confesso que se fosse por conta própria seria complexo.
Passamos por lugares belíssimos, em vinã a orla é linda e fria, mais da uma vontade de ficar por lá e não volta mais, o relógio de rosas e o cassino da cidade são algumas das varias atração que deixam vinã ainda mais bonita, em valparaiso a beleza da arquitetura e a casa de Pablo Neruda é um deslumbre, não é tão difícil de se encantar com tudo que é visto por lá, mas como todo passeio também tem a parte chata, o guia pede gorjeta, depois desse passeio todo, acabamos no mesmo lugar que começamos"no terminal rodoviário," e como ainda era 17 horas e a noite no chile só começa lá pelas 20:00 horas, decidimos comer aqui mesmo, "de frente para o terminal rodoviários existe uma espécie de galeria com o piso superior dedicado para alimentação, não falta opções, dica: quando for compra suas passagens pesquise no maior numero de agência possível, pois o preço varia muito chegando a uma diferença de quase 7 pesos.
Quando chegamos em Santiago já era noite, e a programação de hoje era colocar uma roupa mais bonita e sair pra balada, e mais uma vez entre tanta as opções escolhemos um bar ali mesmo na avenida Brasil, e o bar já era uma atração à parte, com o nome de VOODO e com a decoração bem ao tema, apreciamos uma bela cerveja artesanal e um aperitivo bem conhecido dos brasileiros, PIZZA, e assim terminamos a segunda noite em Santiago.

DIA 3
Depois da cerveja artesanal de ontem a noite foi um pouco difícil de acorda, mas as 8 da manha já estávamos na rua e dessa vez escolhemos almoçar no mercado de Santiago que além tem uma vasta opção de frustos do mar, incluindo o famoso carangueijo gigante, á uma oportunidade de fica mais perto da cultura chilena.
Depois de almoçar resolvemos ir até o serro Cerro Santa Lucia, que fica pertinho da praça das armas, a cerca de 1 km fizemos o mesmo e depois partimos para o serro sân. Cristóvão, dois lugares belos e de fácil acesso se gosta de caminha vai adora esse passeio passamos por diversos parques e feiras, fiquei encantado com a vista lá do alto, um belo passeio recomendo, o retorno pra hostel também foi a pé, aproveitamos pra conhecer um pouco das entranhas de Santiago e dessa forma ia acabando o ultimo dia nessa cidade que fazia parte de nossas vidas.
No geral a estadia em Santiago foi tranquila e se resumia em sair pra comer, beber, conhecer os parques entorno da cidade e descansa um pouco, levamos em conta que essa parada em Santiago foi estratégica, pois depois de tantas aventuras era justo um pouco de descanso e conforto, já que em poucos dias a patagônia nos esperava para nosso último e louvável Trekking, será mais cinco dias no majestoso Parque Nacional das Torres Del Paine. Talvez o grande diferencial de Santiago seja exatamente o transporte público, que além de barato e fácil de se localizar, tudo bem sinalizado e pessoas educadas e prontas para dar informação, no último dia descobrimos um coletivo azul que sai da estação que fica próximo à avenida Brasil (de frente a estação de metrô) e faz o itinerário até o aeroporto por apenas 1000 pesos, essa foi a principal descoberta em Santiago, e assim partimos para o aeroporto a caminho de nossa última aventura, dessa que foi uma das melhores viagens da minha vida.