sexta-feira, 24 de abril de 2015

Torres del Paine circuito W - Chile


O que dizer de um dos lugares mais lindos do mundo, muitas coisas, não é? Não foi atoa e nem por falta de planejamento que o escolhi para conhecer ao final dos 25 dias de minha viagem pela América do Sul, ou seja, de passagem vamos dizer que deixei o melhor para o final, pois é, estou falando do Parque Nacional das Torres Del Paine, eleito uma das oitavas maravilhas do mundo em 2014 por uma revista VirtualTourist.com, o parque te oferece diversas opções de passeios e lazer, mas não se preocupem, irei dividir a minha experiência mochileira com vocês.

Eu já havia falado em outras publicações que um bom mochileiro de tanto pesquisar vai ao local da viagem apenas para comprovar diante dos seus olhos o que já havia cansado de ver em fotos e vídeos na internet, mas já adianto que uma câmera não tem lentes comparadas com seus olhos e nem sentimentos para relatar em palavras a emoção de estar em um lugar como o Parque Nacional das Torres Del Paine. Tive o prazer de desbravar as terras patagônicas ao logo de cinco dias e quatro noites do mês de abril de 2015, no famoso e congestionado circuito W, descansei, vivi, chorei e claro, registrei cada cantinho daquele lugar, e agora vou dividir com vocês essa experiência que classifico como fantástica.

DIA 1
Peguei um voo direto de Santiago para Punta Arenas, que leva em média 4 horas para chegar ao destino, cheguei ao aeroporto por volta das 5:00 da manhã, e só as 7:00 saíram os primeiros ônibus para Puerto Natales, a distância entre Puerto Natales e Punta Arenas é de 3:00 horas e alguns minutos, depende muito do motorista, quando cheguei na rodoviária de Puerto Natales descobri que os ônibus para as Torres del Paine saem de forma regular de 7:00 da manhã ou 14:00 da tarde, nesse caso só nos restava a opção de 14:00, então aproveite esse tempo para almoçar, comprar o que estava faltando, como por exemplo o kit de gás, snacks, etc e conhecer um pouco da cidade, no caminho para as Torres o ônibus realiza duas paradas, uma delas é em uma café, e a outra na famosa portaria Laguna Amarga, nesta portaria já se tem a opção de pegar outro ônibus para o acampamento Las Torres, que é onde alguns mochileiros preferem começar o circuito W, de trás pra frente ou o circuito O, outra opção é ir até o catamarã que nos leva de Pudeto até o acampamento Paine Grande, e foi esse percurso que escolhi, o detalhe é que o catamarã só nos deixa lá por volta das 17:00 horas e se você perceber o primeiro dia se resume a entrada no parque, portanto, aproveitei para já ir tirando umas fotos do belíssimo Lago Pehoé e relaxar, de nada adianta se estressar.
Quando chegamos ao Acampamento Paine Grande montamos a barraca e logo fomos tomar banho e comer, esse dia foi corrido e cansativo tentamos dormir cedo para planejar o percurso do dia seguinte, já que entendemos que agora só nos restavam 4 dias dentro do parque e nem tínhamos começado o passeio, esse acampamento é pago e na época paguei 5.000 pesos chilenos.


DIA 2
No segundo dia levantamos cedo, tomamos café e pé na trilha, saímos para alcançar o Glaciar Grey às 8:00 da manhã e tivemos sorte, o tempo estava bom e a trilha bem sinalizada, uma hora e meia depois já havíamos avistado o mirador do Lago Grey, que por sinal é belíssimo, mais ainda nos faltava o ponto mais importante, o Glaciar, no caminho não faltaram paisagens para fotos e fontes para tomar agua, já que toda água presente no parque é potável e não precisa leva grandes botijões, o mapa nos mostrava um percurso de mais ou menos quatro horas, mais com a dificuldade, o tipo de terreno e o ritmo pode ser que leve mais tempo, e foi isso que aconteceu, no percurso de ida e volta até o mirador da Glaciar Grey gastamos quase nove horas, isso incluído as paradas para água, lanche e descanso antes de retornar.

Ao retornar ao acampamento por volta das 16:00, fizemos comida e pensamos em atacar o acampamento italiano, já que os guardas só nos permite sair entre um acampamento e outro até às 18:00 horas no verão, e até às 17:00 horas no inverno, lembrando que tínhamos perdido um dia do planejamento, então naturalmente precisávamos compensar isso andando um pouco mais, o cansaço era grande e a vontade de descansar era maior, mas não queríamos correr o risco de não ver as torres no último dia, pois as passagens de Punta Arenas para Santiago já estavam compradas e não nos restava grana para uma segunda passagem; pensando assim: “vamos pra o acampamento italiano!” e isso nos custou mais 3:00 horas de caminhada que somadas a mais 9:00 horas do percurso anterior, davam um total de 12 horas insanas de pura adrenalina e cansaço físico; neste percurso pegamos uma boa ventania, chuva e terreno alagadiço, o lamaçal era constante, mas isso não tirou a beleza do lugar que parecia de uma proporção infinita, parecendo que não chegaríamos ao tão desejado acampamento (Italiano) naquele dia.
Quando chegamos, era quase noite, só deu tempo de ir ao banheiro, arrumar a barraca e descansar, e foi isso que fizemos, esse acampamento é gratuito e os banheiros são precários.

DIA 3
Assim que levantamos, tomamos café, arrumamos a mochila de ataque e partimos para atacar os vales, Francês e Britânico, e foi aí que descobrimos que tudo em foto é perfeito menos as dificuldades para chegar, as paisagens são belíssimas e as avalanches também, se você for atento e tiver sorte até dá para filmar uma dessas e foi assim que aconteceu, consegui filmar uma bela e fantástica avalanche, mas não para por aí, a chegada no mirador francês nos deixa ansiosos para saber o que nos espera no mirador britânico, pois a beleza é de tamanha riqueza que parece ser uma ilusão de ótica. Esse percurso fizemos em seis horas e meia, não fosse a dificuldade do acesso e as pedras no caminho, que são de diferentes tamanho, quando chegamos ao acampamento, almoçamos, arrumamos as mochilas e partimos para o acampamento Los Cuernos, entendemos que o grau de dificuldade e o tempo de ir até o mesmo era de intensidade baixa, por esse motivo decidimos que descansaríamos por lá, partimos por volta das 15:00 horas e chegamos umas 18:00, fizemos esse percurso com pouca dificuldade, o tempo era bom, mas o lamaçal era constante e a vista do Acampamento para o lago Nordeskjold é de te fazer esquecer qualquer perrengue vivido do caminho, nesse acampamento o serviço é igual ao do Paine Grande e os banheiros são fantásticos, então aproveite. Esse acampamento é pago e administrado pela Fantástico Sur, nesse caso o valor subiu para 7.000 mil pesos chilenos.


DIA 4
Depois de ter me empolgado no vinho e na cerveja chilena, só consegui levantar às sete horas e trinta minutos e isso foi o suficiente para nos colocar na trilha as 8:00 da manhã, se vocês perceberam que mesmo adiando dormidas e descansos ainda estavámos na metade do caminho, e em apenas um dia teríamos que chegar até as torres e dormir por lá, só assim iriamos conseguir chegar ao aeroporto de Punta Arenas antes das 21:00 do quinto dia e terminarmos essa viagem de forma perfeita , ou seja, sem gatos adicionais.

E foi isso que fizemos, estudamos o mapa e atacamos do acampamento Los Cuenos até o acampamento Torres, esse feito foi realizado da seguinte forma: pegamos um atalho entre Los Cuernos e Las Torres, que já nos deixou no acampamento Chileno, do Chileno continuamos sem paradas até o acampamento Torres, fizemos esse percurso em mais ou menos sete horas e meia, devido à grande dificuldade no percurso até o chileno e do chileno até o Torres, as dificuldade são distribuídas entre as poucas retas e as muitas subidas, que somadas ao peso da mochila e ao sol do meio dia nos faz acreditar o quanto é importante estar lá.
Quando chegamos ao acampamento Torres montamos acampamento, almoçamos e descansamos alguns minutos. Por volta das 16:00, horas partimos ao encontro das belas Torres del Paine, em um percurso íngreme e de dificuldade média, alcançamos as torres as 17:00 horas e alguns minutos, ficando por lá até as 20:00 (e nada do sol se pôr...), ficamos apreciando, fotografando, apreciando, apreciando e apreciando.... felizes e emocionados voltamos ao acampamento Torres, dessa vez para dormir, o quinto dia estava por vir e a volta ao Brasil também.
DIA 5 
Em comemoração, tomamos uma garrafa de pisco na noite anterior e isso fez com que acordássemos de novo as 8:00 horas e dessa vez a correria foi grande, desmontamos a barraca, arrumamos tudo e partimos para a trilha, desta vez retornando para o Chileno e do Chileno para o Las Torres. Fizemos esse percurso em ritmo acelerado e conseguimos chegar até o acampamento Las Torres por volta das dez horas e trinta minutos, e quando chegamos por la, já fomos direto pegar informações de como chegar na portaria Laguna Amarga, descobrimos que existe um ônibus saindo do acampamento Las Torres às 13:30 e achamos que era muito tempo para esperar, e então resolvemos seguir caminhando até a portaria. Fizemos esse percurso em mais o menos uma hora e meia, lembramos que os ônibus que saem da portaria Laguna Amarga para Puerto Natales partem às 14:00 e depois só às 20:00, cuidado com esse horário! Sendo assim pegamos o de 14:00 e as 15:30 estávamos em Puerto Natales, compramos nossas passagens para o Aeroporto de Punta Arenas no horário de 18:30 e aproveitamos esse intervalo para almoçar e descansar, enfim, às 18:30 partimos para o aeroporto e chegamos por volta das 21:00 horas , tempo suficiente para um voo de 23:00.


Feliz, por ter conseguindo mais esse feito.


Boa viagem! 

























6 comentários:

  1. Lugar mais lindo do mundo, também me emocionei com tanta beleza!

    ResponderExcluir
  2. A vontade é de ficar mais tempo, não sei você ,mais o contato nesse grau de afinidade com a natureza é fantástico e inesquecível.

    ResponderExcluir
  3. Parabéns belo relato! Sempre tive vontade de fazer o circuito W. QUem sabe ainda farei. Seu relato me empolgou! Obrigada.

    ResponderExcluir
  4. Se tiver alguma dúvida estou aqui para esclarece las.

    ResponderExcluir
  5. Estive lá Março/2016, o lugar é fantastico, e as trilhas são sim de um alto grau considerável, muito esforço e muito cuidado, pois um acidente tem que esta fora de questão, seria uma tremenda dor de cabeça, as trilhas são dificeis e de alto risco. Tudo lá simplesmente muito caro. mas chorando se subimete, pois depois de uma dia inteiro de trilha e quebrado, cansado e faminto,tudo que se mais quer é uma cama, um chuveiro e muita comida. E tire muita foto, não final das contas e a experiência de ter estado lá e as fotos é que conta.

    ResponderExcluir
  6. Minha viagem foi de 11 dias, 4 no parque, 3 em Puerto Natales, 2 em Punta Arena, e 2 de transito; Esta ali e não conhecer essas duas cidades é uma vácilo. Você fez em 5 Dias, achei muito apertado e arriscado, um conta-tempo e a viagem pode se tornar uma tremenda dor de cabeça.

    ResponderExcluir